Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) caracteriza-se por uma preocupação constante e excessiva com tudo, inclusive os pequenos detalhes e as coisas banais.
Enquanto a síndrome do pânico tem como característica episódios ou crises de ansiedade, o TAG consiste na ansiedade contínua e desmedida. Tudo se torna motivo de preocupação e tensão. É como se olhasse os problemas através de uma lente de aumento.
A pessoa gasta muita energia com pequenas coisas. É como se ela tivesse que ter tudo sob controle o tempo todo. É muito desgastante.
Alguns sintomas do TAG:
- Sintomas psicológicos da TAG:
- preocupação excessiva com tudo
- busca incessante de controlar o que vai acontecer no futuro
- precauções e preparos excessivos para as situações
- dificuldade de concentração
- irritabilidade
- inquietação
- Sintomas físicos da TAG:
- tensão muscular
- dores de cabeça
- fadiga
- distúrbios do sono
- micção frequente ( urinar com frequencia )
- diarréia
No TAG, a ansiedade prejudica de modo significativo várias áreas da vida: trabalho, relacionamento com amigos, relação familiar, estudos, lazer. É importante frisar isso para diferenciar da ansiedade normal, que todos nós apresentamos e que serve para nos preparar para o futuro.
É esperado que fiquemos ansiosos quando vamos fazer uma prova ou uma entrevista de emprego. Isso, inclusive, nos auxilia, pois nos preocupamos com a situação a ser enfrentada e nos preparamos para ela. Entretanto, quando essa ansiedade é muito grande, ela nos prejudica. Por exemplo, a pessoa pode não conseguir se concentrar no trabalho ou aproveitar uma festa ou um jantar com o namorado porque está o tempo todo pensando na prova que vai fazer na faculdade na semana seguinte.
A pessoa com TAG costuma querer se antecipar às situações, tenta prever mentalmente todos os problemas e imprevistos que possam ocorrer em uma situação e pensar nas soluções para tudo isso. Na maior parte das vezes, os imprevistos não ocorrem, mas um trabalho árduo, improdutivo é feito, levando a pessoa à exaustão.
Tratamento
O tratamento mais eficaz e completo engloba psicoterapia e tratamento medicamentoso com psiquiatra.
Vários tipos de psicoterapia podem auxiliar o paciente , tais como: psicodrama, psicanálise, análise junguiana e gestalt.
A orientação da família é extremamente importante. É necessário que entendam o que é a doença, qual o tratamento e como lidar com a mesma.
Aprender técnicas de relaxamento podem ajudar no controle da ansiedade. A atividade física também pode auxiliar no tratamento.
Atualizado em março/2016